Já fez LIKE no TVI Notícias?

Municípios acusam Finanças de esconder informação sobre impostos autárquicos

ANMP diz que a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais não lhe fornece dados sobre cobrança de impostos autárquicos.

Os responsáveis do Ministério das Finanças têm sonegado informação sobre as cobranças fiscais dos impostos municipais, bem como sobre a distribuição pelos municípios da compensação de 120 milhões de euros, atribuída pela antecipação em 2003 das taxas da sisa, declarou ao «Público» o secretário-geral adjunto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

«O que é estranho», afirma Fernando Cruz, é que a «Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais anda a sonegar dados» sobre a cobrança dos impostos, quando a Associação os tem «pedido desde Novembro» passado. Por outro lado, a ANMP pretende saber como foram distribuídos pelos municípios os 120 milhões de euros, com vista a «desmistificar a metodologia» usada para estimar o valor da compensação, já que se poderá concluir que os 120 milhões pagos «não deviam chegar» para compensar os custos que os municípios tiveram. O secretário-geral adjunto da ANMP estranha esta demora quando os dados poderão ser obtidos através de actos que são públicos.

PUB

A ANMP contesta assim, os números da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) sobre as receitas em 2003 e 2004 do imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), que substituiu a sisa, e do imposto municipal sobre imóveis (IMI).

PUB

Últimas