Já fez LIKE no TVI Notícias?

Neo Energía investe 52 milhões em novo parque eólico

A Neo Energía, sociedade participada pela EDP e pela HC Energia, pôs em marcha no parque eólico de Belchite, em Saragoça, o seu milésimo MW eólico.

A inauguração do parque de Belchite, no qual a Neo Energía investiu 52 milhões de euros, permitirá acrescentar uma potência de 49,5 MW à carteira da empresa que já gere parques em exploração em Espanha e Portugal, anuncia a EDP em comunicado.

Além disso, a Neo Energia iniciou, em França, a construção dos primeiros parques eólicos fora da Península Ibérica.

PUB

A construção do parque eólico de Belchite, situado no município com o mesmo nome dentro da zona de El Saso, começou em Março de 2005. A entrada em exploração iniciou-se em Novembro de 2005 e ficou concluída em 9 de Janeiro de 2006. A partir desta data, o parque tem vindo a operar em regime de funcionamento normal.

Actualmente, as trinta turbinas eólicas, de 1.650 KW cada, estão já a funcionar em pleno rendimento.

A energia produzida neste parque, calculada em cerca de 114,9 GWh/ano, será transportada através una linha de 220 kV, com 21Km de comprimento e 71 apoios, que liga o novo parque da Neo Energía à subestação eléctrica de Fuendetodos, a partir da qual a energia gerada entrará na rede de transporte.

Com a entrada em exploração do parque eólico de Belchite, a Neo Energía atingiu os 1.000 MW de potência instalada. «Um número simbólico que demonstra a força da empresa, que, apesar da sua recente criação, ocupa já um lugar importante no panorama das energias renováveis na Península Ibérica», dizem no mesmo comunicado.

Com a incorporação do parque de Belchite, a Neo Energía conta, actualmente, com 136 MW em exploração na Comunidade Autónoma de Aragão. E detém já 10% da potência eólica instalada em Espanha e Portugal.

PUB

Últimas