Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova alta dos combustíveis trava efeito dos saldos na inflação

Relacionados

A nova alta dos combustíveis no mês de Janeiro travou o efeito dos saldos nos preços. Esta é, pelo menos, a previsão da Direcção-geral da Empresa (DGE). Segundo esta entidade, os preços deverão ter caído em média 0,2% no primeiro mês do ano, face a Dezembro de 2005.

No Vestuário e Calçado, os saldos levaram a quedas de 7,2% e 6,3% nos preços, respectivamente. No entanto, os combustíveis e lubrificantes para automóveis ficaram 2,3% mais caros.

«Estima-se que as principais contribuições negativas se concentrem fundamentalmente nos artigos de vestuário e calçado (baixas de preços motivadas pelo início da tradicional época de saldos no começo de cada ano)», refere a DGE no seu site. Já em relação às contribuições positivas, «destaca-se a verificada na rubrica combustíveis e lubrificantes p/ equipamento p/ transporte pessoal (as variações esperadas reflectem a subida dos preços dos combustíveis e do ISP - Imposto sobre os produtos petrolíferos)».

PUB

A DGE sublinha, ainda, que para os produtos alimentares se espera uma queda de 0,3%, enquanto que para as bebidas não alcoólicas se prevê uma queda de 0,4%.

Em termos homólogos, os preços deverão ter subido 2,9%, sendo que a média dos últimos doze meses deverá situar-se nos 2,4%.

PUB

Relacionados

Últimas