Já fez LIKE no TVI Notícias?

OCDE aponta melhorias na economia portuguesa a contrariar Zona Euro

A OCDE diz que a economia portuguesa apresenta uma tendência positiva. A conclusão resulta do indicador avançado compósito para o nosso país, de Abril passado, que mostra que a economia nacional está a contrariar a tendência pessimista da Europa.

De acordo com os dados hoje divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o índice para o nosso país melhorou 3,2 pontos para 96,1 ponto, uma evolução que sucede a subidas de 3,4 pontos, 2,3 pontos e 2,1 pontos, nos primeiros três meses do ano.

Depois de uma taxa de desemprego de 6,7% em 2004 e de 7% no último trimestre do ano passado, a percentagem da população activa portuguesa sem emprego cresceu para 7,3% nos primeiros três meses deste ano. Em Abril, a OCDE fala de uma taxa de 7,2%, estável face a Março.

PUB

A tendência da economia portuguesa, conforme revelada pelo indicador da OCDE, contraria a tendência da Zona Euro, cujo índice recuou 0,2 pontos em Abril, mantendo-se a quebra do indicador a seis meses, desde Dezembro de 2003.

Aqui a OCDE especifica que o reino Unido registou uma descida de 0,5 pontos em Abril com a média a seis meses a descer já há um semestre seguido. Na França, em Abril deu-se igualmente uma queda de 0,9 pontos, com a média a seis meses a manter a tendência negativa que apresenta desde Março do ano passado. Por seu lado, a Alemanha, a maior economia dos Doze, registou uma quebra de 0,4 pontos em Abril e manteve também a tendência negativa do índice a seis meses, desde Janeiro de 2004.

Olhando para o conjunto da OCDE, a organização refere que se avizinham tempos de desaceleração da actividade económica, já que os dados de Abril revelam um abrandamento da performance do conjunto das suas economias, nomeadamente o índice a seis meses, que prevê antever a tendência de curto prazo, e que desceu em todas as sete maiores economias do grupo.

PUB

O indicador avançado composto para a OCDE desceu 0,3 pontos em Abril, para 103,1 pontos. A taxa a seis meses também recuou pelo quarto mês consecutivo.

Nos EUA, o índice para Abril desceu 0,6 pontos, sendo que a taxa a seis meses «registou uma queda abrupta pelo terceiro mês seguido, depois de três meses de subidas, que se seguiram a 10 meses de quedas».

A OCDE avança também uma taxa de desemprego de 6,7% na área no mês de Abril, estável face a Março, mas duas décimas abaixo do mês homólogo. Por seu lado, na Zona Euro, a taxa de desemprego manteve-se estável face ao mês precedente e ao homólogo nos 8,9% em Abril.

PUB

Últimas