Já fez LIKE no TVI Notícias?

ParaRede passa de prejuízos para lucros em 2006

A ParaRede apresentou lucros de 311 mil euros em 2006, após prejuízos de 14 milhões de euros no ano de 2005.

«Tendo em consideração que os resultados financeiros e as amortizações, no seu conjunto, mantiveram sensivelmente os mesmos valores apresentados em 2005 (cerca de 1,3 milhões de euros), o acréscimo verificado em relação ao período homólogo é sobretudo consequência da melhoria dos resultados operacionais», diz a ParaRede.

Em comunicado, a empresa refere que o resultado operacional bruto (EBITDA) cresceu 117% para 1,8 milhões de euros. «Se ao valor registado no ano transacto retirarmos 6,2 milhões de euros de custos operacionais não recorrentes, obtém-se um valor de -4,4 milhões de euros, comparável com os 1,8 milhões de euros agora alcançados. O bom desempenho deste indicador é explicada essencialmente pela alteração do mix da oferta, melhoria da eficiência dos recursos e concentração no core business, refere a empresa.

PUB

O volume de negócios ascendeu a cerca de 52 milhões de euros, o que significou um crescimento de 3% do core business, face ao período homólogo de 2005. No entanto, «considerando as unidades económicas entretanto alienadas (Electronic Markets, Customer and process Management e de Prestação de Serviços na área de TI em Angola) o volume de negócios foi inferior em 5%».

A margem bruta situou-se nos 18,4 milhões de euros.

Os custos de funcionamento das actividades de core business da empresa, por seu lado, caíram 21%, sendo que os custos com pessoal desceram 16% e nos FSE¿s deu-se uma queda de 35%. Acrescentando os custos das unidades económicas, alienadas em Junho, a redução é de 29% (21% nos custos com o pessoal e 45% nos FSE¿s).

«A captação de novos clientes e a recorrência das operações, suportadas nos cinco pilares estratégicos, traduziram-se durante o ano de 2006 em resultados operacionais positivos consistentemente em todos os trimestres. Também os resultados líquidos acompanharam esta tendência, permitindo alcançar um patamar de sustentabilidade operacional e financeira conforme previamente delineado», conclui.

PUB

Últimas