Já fez LIKE no TVI Notícias?

PCP quer que Parlamento recomende chumbo na OPA à PT

O PCP quer que Parlamento recomende ao Governo que chumbe a OPA sobre a Portugal Telecom.

O Partido Comunista Português (PCP) anunciou hoje que vai propor que a Assembleia da República recomende ao Governo que impeça a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom sobre a Portugal Telecom (PT).

No documento, hoje divulgado, o PCP justifica a proposta com a «necessidade da existência de um serviço público de telecomunicações» e por ser «essencial» o controlo nacional sobre este sector «numa lógica de serviço público».

PUB

O PCP considera que a OPA da Sonaecom sobre a PT, «a concretizar-se, resultaria num agravamento sem precedentes e sem paralelo na tendência de concentração monopolista de um sector das telecomunicações marcado pela privatização e liberalização de serviços».

E afirma-se preocupado com o endividamento da Sonae, se a operação se concretizar, considerando que «tal cenário de endividamento, com a consequente subida dos custos de capital resultante da OPA sobre a PT, suscita preocupantes perspectivas quanto ao futuro da empresa». Por isso, quer que a Assembleia da República recomende ao Governo que impeça a operação, socorrendo-se da «golden share» que detém na empresa, que lhe confere »direitos especiais de decisão que assumem particular relevância neste processo».

A Sonae anunciou a 6 de Fevereiro uma OPA sobre a totalidade do capital da PT e no dia 7 uma outra oferta sobre a PT Multimédia, no valor global de 13,9 mil milhões de euros.

PUB

Últimas