Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pensões de reforma acima dos seis mil euros vão ser congeladas

O Partido Socialista (PS) compromete-se no seu programa eleitoral a fixar um limite máximo para o valor das pensões de reforma da Segurança Social equivalente ao «vencimento líquido do Presidente da República».

Assim, todos os reformados futuros terão uma pensão máxima de seis mil euros, independentemente dos rendimentos declarados e descontos efectuados ao longo da sua carreira contributiva, aponta o «Jornal de Negócios».

Quanto aos actuais reformados, que já recebem pensões superiores ao vencimento líquido do chefe de Estado, estes verão a sua reforma congelada.

PUB

Esta medida «da mais elementar justiça social», apresentada no programa eleitoral como uma forma de «moralização» do sistema, é uma das mais surpreendentes propostas do PS no domínio da Segurança Social. É que a medida parece romper com o princípio da contributividade para o subsistema previdencial, que «deve ser fundamentalmente autofinanciado, tendo por base uma relação sinalagmática directa entre a obrigação legal de contribuir e o direito às prestações», de acordo com a lei de Bases.

PUB

Últimas