Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petrolíferas apostam nos biocombustíveis

Imagine que tem disponível uma fonte de energia barata, fácil de produzir e de transportar, capaz de contribuir para a melhoria do meio ambiente, não só por não poder substituir integralmente os combustíveis fósseis, mas também por consumir o dióxido de carbono presente na atmosfera.

Era como se tivesse descoberto a pólvora, certo?

Por isso, ao fim de algumas décadas de insistência, por parte de (alguns) ecologistas e investigadores, nas vantagens e oportunidades de biodiesel e de biofuel, finalmente um dos «gigantes» dos combustíveis mundiais-a BP-resolveu investir oito mil milhões de dólares, nos próximos anos, nas energias renováveis, avança o «Jornal de Notícias». Estas incluem também a energia eólica, a energia solar «pura» (através de painéis, enuqanto a energia obtida da biomassa também é uma forma de aproveitamento da energia solar através da fotossíntese realizada pelas plantas) e a energia retirada do hidrogénio e em centrais de queima de gás natural (menos poluente do que o carvão).

PUB

Mas, afinal, de onde virá essa nova energia amiga do ambiente, barata e segura? Julga-se que as algas, entre outros elementos, foram também a origem do petróleo, há muitos milhões de anos, e hoje parecem ser a única fonte de biodiesel com capacidade para substituir todos os combustíveis fósseis do mundo.

PUB

Últimas