Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pirataria de CD e DVD aumentou 25 vezes no primeiro trimestre

A pirataria de CD e DVD aumentou «25 vezes mais» no primeiro trimestre deste ano, relativamente ao mesmo período do ano passado.

Nos primeiros três meses deste ano foram apreendidos, em operações policiais, 43.451 CD e DVD pirateados, que a valores do mercado legal corresponderia a 1,3 milhões de euros, disse à agência Lusa a inspectora-geral das Actividades Culturais, Maria Paula Andrade.

A maioria (34.748) corresponde a DVD com obras videográficas e musicais, o restante corresponde a CD.

PUB

Maria Paula Andrade referiu ainda o facto de 88 por cento das apreensões ter sido feita em mercados, feiras ou na via pública, o que «acentua o carácter ambulante desta actividade».

O distrito do Porto, com 32% do material contrafeito apreendido, foi onde se registaram mais apreensões, logo seguido por Lisboa (27%), Beja (18%), Setúbal (9%) e Braga (7%).

A inspectora-geral adiantou à Lusa que «as operações de fiscalização irão intensificar-se, estando também prevista uma campanha promocional de sensibilização do público».

Um relatório da Inspecção-geral das Actividades Culturais relativo a 2004, hoje tornado público, refere que a pirataria de CD e DVD financia «actividades criminosas, nomeadamente redes de tráfico de estupefacientes e de imigração clandestina» para além de ter reflexos negativos «na economia, criação e inovação».

PUB

Últimas