Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portas acusa Sócrates de apostar 25% das pensões na bolsa

Regime de descontos para SEgurança Social foi tema quente no debate

O líder do CDS, Paulo Portas, acusou o Governo de ter 25% do dinheiro das pensões dos portugueses apostado na bolsa.

No debate com José Sócrates, transmitido pela TVI, as contribuições para a Segurança Social foram um dos temas quentes, com José Sócrates a acusar o CDS de querer privatizar, ainda que parcialmente, a Segurança Social.

PUB

Veja aqui o debate na íntegra

O CDS propõe, recorde-se, que os trabalhadores com rendimentos superiores a seis salários mínimos descontem para a Segurança Social sobre o valor dos seis salários mínimos, podendo, a partir desse valor, descontar para um fundo privado.

«Vocês propõem uma privatização parcial. O PSD propõe pior, que parte da Segurança Social seja obrigatoriamente aplicada na bolsa de valores», acusou José Sócrates.

Na resposta, ainda que utilizando o tempo de intervenção para outro tema, Paulo Portas afirmou que «o Governo é que tem 25% das pensões aplicadas em bolsa».

Sócrates não quis deixar terminar o debate sem revidar e, usando também o tempo de outra resposta, explicou o que entende ser a diferença entre as várias propostas: «A diferença é que nos privados ou públicos em regime de valorização, as pensões dependem do mercado e capitais e no público depende da Lei».

PUB

Últimas