Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses estão a voltar ao telefone fixo

Relacionados

PT perde clientes e quota de mercado para a concorrência

O número de clientes do serviço de telefone fixo aumentou no primeiro trimestre deste ano. Este é o segundo trimestre consecutivo de subidas, o que já não acontecia há dois anos.

De acordo com dados revelados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o número de clientes na modalidade de acesso directo ascendia a 3,2 milhões no final de Março, mais 1,7% que no fim de 2008 e mais 0,1% que no homólogo.

PUB

Um aumento que o regulador atribui às «ofertas em pacote, que integram telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM».

No que toca ao acesso indirecto, através de pré-selecção, deu-se uma descida trimestral de 5,7% para 162 mil clientes, o valor mais baixo desde 2001. Em termos homólogos, a queda foi de 34%.

PT perde terreno para concorrentes

Apesar da subida no número de clientes do serviço de telefone fixo, a Portugal Telecom tem menos clientes de acesso directo. Ou seja, perdeu clientes para a concorrência.

De acordo com os dados oficiais da Anacom, a PT registou uma queda de 0,7% neste segmento face ao trimestre anterior, e de 6,2% quando comparado com os primeiros três meses de 2008.

A PT tem agora uma quota de mercado de 62,3% no acesso directo do serviço de telefone fixo. Três meses antes, a quota da PT era de 63,8% e há um ano estava nos 66,5%. Uma redução que «resulta essencialmente das novas ofertas prestadores alternativos», segundo explica a Anacom.

PUB

Relacionados

Últimas