Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gastam menos dinheiro e empresas investem menos

Os portugueses e as empresas estão a conter os gastos. A procura interna diminuiu 0,1 por centono primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre homólogo, depois de uma queda de 0,2% no último trimestre.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo privado desacelerou de 1,1% no 4º trimestre de 2005 para 0,8%. A componente de bens de consumo duradouro (automóveis e outros) evoluiu positivamente, crescendo 0,7% em volume (tinha diminuído 0,5% no período anterior). Já os bens não duradouros (alimentar e corrente) e os serviços continuaram em desaceleração, crescendo 0,9%.

O investimento feito pelas empresas também caiu 2,7% em volume face ao trimestre homólogo, mesmo assim denotando um desagravamento comparativamente ao período anterior, no qual a queda tinha sido de 4,7%. A descida do investimento foi particularmente grave na Construção, onde se encontra em quebra homóloga há sete trimestres consecutivos. Aqui deu-se um recuo de 3,3% em volume, depois de outra descida de 4,5% no trimestre anterior.

PUB

No que se refere ao investimento em Máquinas e Equipamentos (excepto Material de Transporte), que no 4º trimestre de 2005 tinha crescido 0,4% em volume face ao período homólogo, registou uma quebra de 1% no 1º trimestre de 2006. No Material de Transporte, por outro lado, registou-se uma clara melhoria, crescendo em termos homólogos 3,3% em volume no 1º trimestre de 2006 (no período anterior, a quebra homóloga tinha sido de 8%). Embora a componente automóvel tenha também contribuído positivamente, foi sobretudo a componente de outro material de transporte que influenciou este resultado.

PUB

Últimas