Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses pedem mais aos bancos apesar de subida dos juros

Os portugueses pedem cada vez mais empréstimos às instituições de crédito, apesar da tendência de subida iniciada pelas taxas de juro.

Segundo os Indicadores de Conjuntura do Banco de Portugal (BdP), os pedidos de crédito à habitação cresceram em Março 11,2%, mantendo-se este ritmo de crescimento relativamente estável face a Fevereiro. No entanto, os pedidos de crédito para financiar consumo e outros fins, como a compra de automóveis, aceleraram. Em Março cresceram 6,4%, ainda mais do que os 5,3% que já tinham aumentado em Fevereiro.

Contas feitas, os empréstimos a particulares aceleraram de um crescimento de 10,1% em Fevereiro para outro de 10,3% em Março. Já os empréstimos a sociedades não financeiras aceleraram de 5,4% em Fevereiro para 6,3% em Março, fazendo com que os empréstimos ao sector privado não financeiro crescessem 8,6%, acima dos 8,1% de Fevereiro.

PUB

Por seu lado, os empréstimos a instituições financeiras não monetárias cresceu de 10,3% para 10,8%.

Assim, a taxa de variação anual dos empréstimos bancários concedidos ao sector não monetário (excluindo administrações públicas) aumentou 0.5 p.p. face ao mês anterior, situando-se em 8,7%.

PUB

Últimas