Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses põem fortunas lá fora em paraísos fiscais

Relacionados

Valor disparou após a crise financeira e alcançou 11,2 mil milhões em nove meses

A riqueza em off-shores aumentou 2,3 mil milhões de euros entre Janeiro e Outubro do ano passado. É um recorde em 13 anos (antes mão existiam estatísticas) e equivale a como 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nos primeiros dez meses de 2009, os portugueses com contas em 37 off-shores, como as Caimão ou a ilha de Jersey, colocaram verdadeiras fortunas longe de olhares indiscretos, avança o «Diário de Notícias». O valor é 12 vezes maior do que o registado em igual período de 2008, explicado pela vontade de rolar dinheiro, após o período negro da crise financeira, para investimentos em praças financeiras internacionais onde os regimes fiscais são mais generosos.

PUB

Foram mais de 11,2 mil milhões de euros que saíram do País entre Janeiro e Outubro de 2009, transferidos para os paraísos fiscais, procurando rendimentos, sem dar muitas contas ao Fisco. É que em Portugal, os rendimentos (juros) dos depósitos são sujeitos a uma taxa liberatória de 20% em IRS.

O montante transferido seria suficiente para pagar dois aeroportos como o projectado para Alcochete, ou, em alternativa, anular o défice orçamental. Em contrapartida, regressaram a Portugal, provenientes dos paraísos fiscais, 8,9 mil milhões.

O Banco de Portugal quer maior controlo sobre este dinheiro, e quer saber quem são os portugueses que mandam o seu dinheiro para estes «El Dorados».

PUB

Relacionados

Últimas