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Portugueses preferem cada vez mais Internet para compras de Natal

A Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) realizou, pelo quarto ano consecutivo, um inquérito junto dos seus associados para aferir o crescimento das vendas on-line durante o período de Natal e verificou que 85% dos inquiridos afirmam ter vendido mais do que no ano passado.

As notícias não podiam ser melhores para os comerciantes on-line em 2005. Os resultados do inquérito do Natal deste ano revelam uma subida expressiva face ao período homólogo de 2004. O sector passa então a registar um aumento de vendas de mais de 50% em 35% dos inquiridos, enquanto 12% afirmam que as vendas mais do que duplicaram.

Segundo o presidente da ACEP, Alexandre Nilo Fonseca, «a tendência de crescimento das vendas on-line em Portugal segue e até ultrapassa o comportamento verificado no mercado americano e um pouco por todos os países europeus. O Natal é o período do ano em que mais consumidores utilizam a Internet para fazer compras».

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Electrónica, telemóveis e informática lideram top de vendas

No top de vendas de bens e serviços deste Natal nas lojas on-line o primeiro lugar, com 23% das vendas, é ocupado pelos bens de electrónica, telemóveis, telecomunicações e informática. No segundo lugar com 20% encontram-se os livros, revistas, jornais, assinaturas e bilhetes para música, desporto, etc. Empatados em terceiro lugar encontramos bens pessoais como relógios, moda e cosmética. E bens electrónicos como jogos, consolas e DVD¿s.

A ACEP que congrega algumas das mais relevantes entidades deste sector em Portugal, incluindo lojas on-line, bancos e outras empresas financeiras, emarketplaces, Internet service providers, imprensa on-line, operadores de telecomunicações, empresas de venda à distância e muitas outras como por exemplo e até os principais clubes de futebol. São exemplos o IOL, o Continente, Miau, o Sapo, os três «grandes» do futebol, o Pmelink, a Worten, o Expresso, a TMN, etc.

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