Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses viram menos televisão em 2005

Os portugueses viram menos televisão no ano passado do que em 2004, tendo cada telespectador consumido, por dia, mais de três horas e meia, segundo os dados hoje divulgados pela empresa Marktest.

Em 2005, cada português viu, em média por dia, em sua casa, três horas 32 minutos e nove segundos de televisão, menos dois minutos e dois segundos do que no ano anterior.

Para a empresa de audimetria, a quebra do consumo televisivo durante 2005 poderá ter sido influenciada pelos vários eventos mediáticos, acontecimentos informativos e catástrofes que ocorreram durante o ano anterior.

PUB

De facto, 2004 foi o ano em que Portugal foi anfitrião do Campeonato Europeu de Futebol e do Rock in Rio Lisboa, em que se realizaram Jogos Olímpicos e em que o mundo esteve atento a fenómenos como a situação no Iraque, os ataques terroristas ou o tsunami na região asiática.

Em 2005, os maiores consumidores de televisão em Portugal foram, por regiões, os residentes do Grande Porto, com um tempo de visionamento que ultrapassou as 03:41, mais 4,4% do que a média do universo.

Ao nível das classes sociais, o relatório da Marktest mostrou que foram os indivíduos da classe baixa (D) que mais viram televisão durante o ano passado com um consumo diário de 04:18, mais 22,1% do que a média.

As mulheres, com um consumo diário superior de quase quatro horas (mais 8,5% da média), e os indivíduos com mais de 64 anos, que assistiram todos os dias a uma média de 04:48, foram as outras categorias de análise que registaram os números mais expressivos.

Relativamente ao ano anterior, os jovens entre os 25 e os 34 anos foram os que registaram maiores aumentos de consumo de televisão, com mais 2,5% em 2005.

Pelo contrário, os residentes no Litoral Centro, os jovens entre os 4 e os 14 anos e os indivíduos entre os 35 e os 44 foram os que observaram maiores quebras face a 2004, com cerca de menos 4% de tempo médio de audiência de televisão.

PUB

Últimas