Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço do bacalhau dispara 15% nas vésperas da consoada

Relacionados

Os portugueses são cada vez mais fiéis ao bacalhau na noite de Natal. Apesar da crise que se vive no país, e da forte subida dos preços, a verdade é que ninguém abdica deste bem «tão precioso e tradicional» nesta altura do ano.

O aumento da procura deste peixe sobe nas vésperas natalícias e o volume das vendas também. Segundo o presidente da Associação dos Industriais de Bacalhau (AIB), Rui Dias, estima-se que este ano «o volume de vendas de bacalhau ronde os 500 milhões de euros, no total do país».

Deste total, cerca de 35% corresponde a esta quadra. É também nesta altura que o preço mais sobe, por isso, o bacalhau fica 15% mais caro. Mas esta subida, garante a mesma fonte, reflecte não só o aumento da procura, mas também a subida dos custos da produção.

PUB

A «Agência Financeira» foi saber então o preço do bacalhau, a poucas semanas da consoada e a realidade é que os preços já aumentaram. Numa das maiores cadeias de super e hipermercados do País, o bacalhau corrente inteiro custa 7,99 euros (Kg) e o bacalhau crescido inteiro chega aos 8,29 euros (Kg). Se tiver bolso para mais e quiser comprar bacalhau graúdo inteiro, vai gastar 9,45 euros (kg) e para o bacalhau especial inteiro o preço chega mesmo aos 11,49 euros (Kg).

Como são preços para todos os bolsos, todas estas diferentes categorias de bacalhau continuam a vender-se. E como nem o aumento do preço impede a presença deste peixe nas mesas dos portugueses, «os portugueses nunca deixarão de comprar bacalhau», diz Rui Dias. «Acreditamos que eventuais oscilações de preço possam ocasionar transferência, ainda que marginal, entre tamanhos». Ou seja, quem tem este ano menos dinheiro, pode comprar um tipo de bacalhau mais barato, mas compra sempre.

Cada vez mais procura pelos pré-cozinhados

PUB

Mas há quem prefira comprar tudo já pré-cozinhado e para esses também há solução: «A indústria nacional têm-se preocupado em inovar, respondendo às solicitações do mercado e criando novas formas de apresentação do produto como o bacalhau demolhado ultracongelado».

«Este produto adquiriu uma profunda tradição na dieta alimentar dos portugueses, quer em dias festivos, como o Natal, quer na alimentação quotidiana, pelas suas características nutricionais e elevada taxa de rentabilidade», concluiu Rui Dias.

Apesar dos portugueses deixarem sempre tudo para a última da hora, o que é certo é que o bacalhau não pode faltar, até porque a tradição ainda é o que era.

Pão, água, luz e gás também ficam mais caros em 2007.

PUB

Relacionados

Últimas