Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços na produção industrial aumentam 4% em Dezembro

O índice de preços na produção industrial subiu 4%, em Dezembro de 2005 face ao mesmo mês do ano anterior, uma variação superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à variação observada no mês anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Os preços na indústria registaram, ainda, uma variação mensal de menos 0,1%, enquanto a taxa de variação média nos últimos doze meses fixou-se em 4,1%, estável face à registada no mês anterior.

Segundo o INE, para esta aceleração foram determinantes os comportamentos dos agrupamentos de Energia e Consumo Total. A energia apresentou uma evolução de menos 1,1%, menos negativa do que no mês anterior, permitindo um contributo também menos negativo para a variação do total.

PUB

Quanto ao de Consumo Total, ao inverter o andamento do índice, de menos 0,5% em Novembro para 1,1% em Dezembro, passou a registar uma contribuição positiva (0,3 p.p). Já no que se refere aos agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Investimento registaram variações mensais nulas, representando ligeiros abrandamentos face ao mês precedente.

A Divisão de Fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e combustível nuclear, com uma variação mensal de menos 3,4%, registou o contributo negativo mais significativo para a variação do índice agregado.

A divisão de Indústrias alimentares e das bebidas apresentou um contributo positivo, de 0,3 p.p., a que correspondeu uma taxa de variação mensal de 1,4%. As restantes divisões apresentaram contributos não significativos para a variação do índice agregado.

O agrupamento de Energia, em aceleração de 0,8 p.p. face à variação homóloga observada no mês anterior, contribuiu com 3 p.p para o crescimento do índice geral. Este agrupamento apresentou uma variação homóloga de 8,9%.

A secção da Indústria Transformadora registou uma variação homóloga de 3,7%, acelerando 0,6 p.p.. A secção de Electricidade, Gás e Água manteve-se em 4,8%, o que acontece desde Outubro de 2005. A Indústria Extractiva registou uma aceleração de 1,1 p.p. fixando-se em 1,2%.

A taxa de variação nos últimos 12 meses situou-se em 4,1%, estável face ao observado em Novembro.

PUB

Últimas