Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prioridade fundos comunitários é qualificação e formação

Jósé Sócrates afirmou hoje que a prioridade fundos comunitários vai ser a qualificação e formação.

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que a prioridade do Governo na aplicação das verbas do próximo Quadro Comunitário de Apoio será destinada à melhoria da qualificação e da formação profissional dos portugueses.

«Neste momento, apenas um quarto da população activa nacional tem habilitações e competências profissionais para competir no mundo global. Este défice de qualificações é o mais grave e o mais difícil de resolver e o que condiciona mais a competitividade nacional», declarou José Sócrates.

PUB

As palavras do chefe do Governo foram proferidas no final da assinatura de dois protocolos de formação profissional e de melhoria das habilitações acad émicas das Forças Armadas e que envolveram os ministros da Defesa, Luís Amado, d a Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva.

O primeiro dos dois protocolos que foram assinados na cerimónia, que de correu no Ministério da Defesa, vai abranger um universo de 25 mil elementos das Forças Armadas, militares do quadro, voluntários e contratados.

Segundo o Governo, os objectivos são fazer com que, a prazo, todos os militares que passaram pelas Forças Armadas tenham habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano de escolaridade e que as competências adquiridas ao longo da passagem pelas Forças Armadas sejam reconhecidas em termos académicos no plano civil.

PUB

Últimas