Já fez LIKE no TVI Notícias?

Produção das fábricas portuguesas estagna em Setembro

A produção industrial subiu 0,1% em Setembro deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, em forte desaceleração face a Agosto.

Este abrandamento reflecte comportamentos mistos nos Grandes Agrupamentos Industriais, com contributos positivos dos Bens Intermédios, onde se deu um aumento de 4,3%, e da Energia, com uma subida de 5,5%, e contributos negativos dos Bens de Consumo e Bens de Investimento, com quedas de 5,5% e 6%, respectivamente.

Ao nível das subsecções, o Instituto Nacional de Estatística (INE) destaca a Fabricação de equipamento eléctrico e de óptica, com um aumento homólogo de 17%.

PUB

Comparativamente ao mês anterior, a produção industrial registou uma descida de 0,2%, determinada pelo comportamento negativo da secção de Electricidade, Gás e Água, cuja produção baixou 5,9%. Uma queda que não foi compensada pela subida de 0,5% da Industria Transformadora e de 4,5% da Industria Extractiva.

Por Grandes Agrupamentos Industriais, a Energia foi quem mais contribuiu para o comportamento negativo do índice, tendo registado uma descida mensal de 5,6%.

O agrupamento de Bens Intermédios, com um aumento de 3,5%, foi o único que apresentou um contributo positivo.

PUB

Últimas