Já fez LIKE no TVI Notícias?

Redução da Taxa Social Única para evitar despedimentos

Empresas e funcionários apoiados em caso de redução excepcional de trabalho

O Governo aprovou, no âmbito do plano contra a crise, várias medidas para apoiar o emprego. A primeira linha de medidas destina-se a manter o emprego e representa 285 milhões de euros.

Neste âmbito, o Governo decidiu reduzir em três pontos percentuais as contribuições para a Segurança Social a cargo da entidade empregadora, em micro e pequenas empresas e para trabalhadores com mais de 45 anos.

PUB

Com esta medida, serão beneficiados 513 mil trabalhadores, com um apoio médio de 331 euros por cada posto de trabalho. A medida é temporária, válida apenas em 2009 e só as empresas que mantenham o nível de emprego podem beneficiar dela.

Há ainda um plano excepcional de apoio a empresas e trabalhadores em situação de redução temporária de actividade, desde que as empresas sejam economicamente viáveis e tenham uma forte perspectiva de recuperar totalmente a capacidade produtiva.

A medida apoia 450 empresas e 20 mil trabalhadores. Mais uma vez, apenas as empresas que não efectuarem despedimentos colectivos e mantiverem o nível de emprego podem aceder. As empresas ficam ainda impossibilitadas de distribuir lucros e aumentar as remunerações dos membros dos seus corpos sociais.

Esta possibilidade é temporária, por períodos de seis meses e excepcional, em 2009.

PUB

Últimas