Já fez LIKE no TVI Notícias?

Reembolsos de IRS demoram a chegar depois de liquidados

Relacionados

O Fisco começou a enviar os reembolsos do IRS no final de Junho. Até agora muitos milhares de portugueses receberam já o seu dinheiro, muitos ainda não receberam. E as dúvidas começam a aparecer.

Alguns contribuintes têm tido dúvidas sobre a situação dos seus reembolsos porque, apesar de ainda não terem recebido o reembolso, quando consultam o site das declarações electrónicas, a situação aparece como estando liquidada.

Ora, o que acontece é que as liquidações, por Lei, têm de ser feitas até ao final de Julho, a não ser que haja alguma anomalia nas declarações, como dados errados ou incompletos, ou seja, o Fisco tem de fazer o encontro dos números, tem de fazer as contas para saber se cada contribuinte vai pagar ou receber, até ao fim de Julho.

PUB

A isso chama-se liquidação. Assim, quando os contribuintes vêem a sua situação liquidada, isto quer dizer que as suas contas estão feitas e o reembolso, ou a nota de cobrança, caso o contribuinte tenha de pagar imposto em vez de receber reembolso, está a caminho.

Assim, tem sido frequente o relato de casos em que, depois de a situação ser dada como liquidada no site das Declarações Electrónicas, o reembolso demora uma semana a ser pago.

Quem quiser verificar o estado do seu processo, basta entrar no endereço www.e-financas.gov.pt, escolher a opção «Contribuintes», depois «Consultar», depois escolher «IRS» e, por fim, o ano de «2006».

O site vai abrir um pequeno quadro que o contribuinte pode abrir para ver como está o seu processo. Se estiver liquidada, o contribuinte fica a saber logo quanto terá de pagar ou receber.

Por Lei, os reembolsos têm de ser pagos até ao final do mês de Agosto.

Contactado o Ministério das Finanças, fonte oficial afirmou não existirem ainda quaisquer estatísticas acerca das declarações já liquidadas, nem dos reembolsos apurados ou enviados.

PUB

Relacionados

Últimas