Já fez LIKE no TVI Notícias?

Roche vai aumentar produção de antivirais para a gripe das aves

O grupo farmacêutico suíço Roche reiterou hoje junto da Comissão Europeia o compromisso de aumentar a capacidade de produção de medicamentos antivirais para enfrentar uma eventual pandemia ligada à gripe das aves.

O presidente do grupo «Franz Humer sublinhou as medidas que a Roche continua a tomar para aumentar, quer a própria capacidade de produção, quer esta capacidade através de acordos de licenças», disse Philip Tod, porta-voz do comissário europeu da Saúde e Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianou, que hoje esteve reunido com Humer.

O objectivo deste encontro foi «discutir de que modo a Roche pode cooperar com a União Europeia e respectivos Estados membros para aumentar as capacidades de produção destinadas a cobrir, tanto quanto possível, as necessidades da UE e de terceiros países», indicou o porta-voz.

PUB

Segundo Philip Tod, «Humer confirmou que as patentes não seriam um obstáculo no acordo de licenças a outras empresas ou a outros Governos para produzir antivirais».

Em Outubro, a Roche anunciou um aumento das suas capacidades de produção do Tamiflu, um antiviral considerado eficaz contra a gripe das aves. A 18 do mesmo mês, o grupo farmacêutico suíço informou também ter aumentado da capacidade de produção do Oseltamivir, um antiviral considerado eficaz contra a gripe das aves.

PUB

Últimas