Já fez LIKE no TVI Notícias?

SAD Sportinguista regista lucros de 313 mil euros

Relacionados

A SAD Sportinguista registou lucros de 313 mil euros, na época compreendida entre 1 de Julho de 2005 e 30 de Junho de 2006.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os resultados obtidos evidenciam uma política de gestão conducente ao equilíbrio económico e financeiro, como condição indispensável para a consolidação de um projecto desportivo sólido.

O Resultado Operacional da SAD atingiu os 3,4 milhões de euros.

PUB

A SAD leonina refere ainda que para o resultado positivo obtido assume especial relevância a redução de cerca de 3,1 milhões de euros, relativamente à época transacta, dos custos com o pessoal.

No entanto, refere no que à massa salarial do futebol profissional diz respeito, que a Sporting SAD tem hoje «encargos substancialmente inferiores aos dos seus mais directos competidores, sendo de crucial importância continuar a apostar fortemente no aumento das receitas por forma a que se possa assegurar uma crescente competitividade ao nível desportivo, sobretudo em face dos desafios europeus que se pretendem enfrentar».

Em termos patrimoniais importa referir que o valor líquido contabilístico dos jogadores com contrato de trabalho profissional ascende a 18,9 milhões de euros para um total de aproximadamente 100 atletas (profissionais e de formação).

Apuramento directo para Liga dos Campeões contribuiu para proveitos de 4,5 milhões

Apesar de um início de época abaixo das expectativas e do afastamento prematuro das competições da UEFA, a Sociedade conseguiu ainda assim gerar proveitos não orçamentados no valor de aproximadamente 4,5 milhões de euros.

PUB

Para este valor excedentário de proveitos contribuiu decisivamente o apuramento directo para a Liga dos Campeões a realizar em 2006/07. Neste âmbito, os proveitos do exercício findo em 30 de Junho de 2006 incluem o prémio de presença (valor mínimo garantido sem o market pool) a atribuir pela UEFA, no montante de 4,4 milhões de euros.

Em termos orçamentais estava previsto a geração de proveitos com mais valias na alienação de direitos desportivos no valor de 7 milhões de euros, objectivo praticamente atingido (95%) com a alienação dos direitos desportivos dos jogadores Enakharire, Rochemback, Beto, Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes, estes dois últimos pertencentes às camadas de formação.

Sporting reduz custos mas não atinge valores previstos

No que se refere aos custos e apesar das medidas de contenção e de redução, não foi possível atingir os valores constantes do prospecto em cerca de 6,6 milhões de euros, embora se tenha registado relativamente à época transacta uma redução de custos de 45,6 para 39,9 milhões de euros.

Da análise dos desvios apurados concluiu-se que mais de 60% estão relacionados com a política de investimentos/desinvestimentos levada a cabo durante a época desportiva. De facto, temos, por um lado, um aumento das amortizações como resultado de um nível de investimentos em novos jogadores acima do previsto e temos, por outro lado, o reconhecimento no exercício, como resultado extraordinário, dos encargos decorrentes dos acordos de rescisão celebrados com vários jogadores no valor aproximado de 1,6 milhões de euros.

Importa realçar em termos de custos o esforço continuado na redução dos custos com pessoal, cujo saldo a 30 de Junho de 2006 (inclui prémio de acesso à Liga dos Campeões em 2006/07), está em linha com o valor apresentado no Prospecto Obrigacionista e cerca de 3,1 milhões de euros abaixo quando comparado com período homologo da época desportiva anterior.

PUB

Relacionados

Últimas