Já fez LIKE no TVI Notícias?

Salários no sector agrícola sobem mais que salário mínimo

Todos os salários negociados até ao momento na área da agricultura são muito superiores aos 3% de aumento anunciado hoje pelo primeiro-ministro para o salário mínimo nacional (SMN), afirmou o presidente da Confederação Agrícola de Portugal (CAP), à saída da reunião de concertação social.

O anúncio feito por José Sócrates «não atinge, portanto, o sector agrícola», disse João Machado aos jornalistas.

O mesmo responsável considerou que «o SMN tem perdido poder de compra, estamos a viver um período muito difícil para a economia mas também para os trabalhadores e aqueles que ganham o SMN têm razões para se queixarem dos últimos anos. Este é o retomar de algum poder de compra».

PUB

Sobre o impacto deste aumento na economia, o mesmo desvalorizou-o, dizendo que «não será muito grande, porque há um reduzido número de trabalhadores que têm o SMN». Por isso mesmo, «parece-nos que foi a decisão certa aquela que o Governo tomou».

Até agora estão negociados três contratos no sector da agricultura, para as regiões de Abrantes, Constança e Sardoal, onde o valor acordado é de 390 euros, Beja, com 388 euros, e Vila Real, onde atinge os 462 euros.

PUB

Últimas