Já fez LIKE no TVI Notícias?

Salários: pilotos da TAP marcam greve de seis dias

Relacionados

Pilotos não aceitam o aumento salarial de 1,8% proposto pela companhia

Os pilotos da TAP vão fazer uma nova greve no final deste mês. A paralisação, que se destina a exigir aumentos salariais, vai durar seis dias. A decisão foi tomada depois da Assembleia de Empresa do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), realizada na quarta-feira.

«Face ao impasse a que chegaram as negociações do Acordo de Empresa, os Pilotos vão adoptar vigorosas medidas de sensibilização da Administração da TAP para que esta assuma uma postura construtiva e responsável nas negociações», refere o sindicato em comunicado.

PUB

Os pilotos mandataram a direcção do SPAC para elaborar e divulgar um pré-aviso de greve que abrange os dias 26 a 31 de Março.

Recorde-se que os pilotos tentam negociar, além dos termos do Acordo de Empresa, aumentos salariais superiores aos propostos pela administração da companhia aérea e que são de 1,8%.

Seis dias de greve custam 30 milhões à TAP

Agências de viagem alertam para «consequências gravíssimas»

Na moção aprovada, os pilotos acusam a TAP de «esvaziar o conteúdo do processo negocial» e de os tentar «intimidar» através dos processos-crime que decidiu instaurar à direcção do Sindicato.

Os pilotos repudiam ainda as declarações do presidente da transportadora sobre o direito à greve. Fernando Pinto disse, em entrevista à Lusa, que «a greve é uma coisa do século passado».

PUB

Pilotos sentem-se «desvalorizados»

Para o sindicato, o impasse nas negociações deve-se ao facto de a Administração da TAP ter desvalorizado os contributos dos pilotos para a redução dos custos operacionais, aumento da produtividade e melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes.

Os pilotos decidiram por isso «rejeitar a proposta da Administração relativa à compensação pelos ganhos de produtividade dos Pilotos, por ser objectivamente insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos Pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores».

Num sinal de solidariedade para com a Madeira, os pilotos decidiram que vão assegurar todos os voos planeados para aquela Região Autónoma durante este período de 6 dias de greve.

Veja também:

800 pilotos da TAP têm salário médio de 8.600 euros

Pilotos rejeitam aumentos de 1,8%

Pilotos da TAP ganham em média 19 salários mínimos

PUB

Relacionados

Últimas