Já fez LIKE no TVI Notícias?

Santander financia OPA sobre PT com 15,1 mil milhões

Relacionados

O Banco Santander comprometeu-se com a Sonaecom a financiar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada sobre a PT com, pelo menos, 15,1 mil milhões de euros, disse a empresa de Belmiro de Azevedo.

O Banco Santander assegurará todos os fundos necessários à operação «através de contratos de empréstimo a prazo e de linhas de crédito do tipo revolving», diz a empresa.

As explicações estão no prospecto preliminar entregue ontem perante a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), onde se lê que o montante potencial máximo dos fundos necessários para a aquisição da totalidade das acções, ADS e obrigações convertíveis da PT e da PTM é de cerca de 11,1 mil milhões de euros.

PUB

«A concepção do financiamento da operação teve em consideração a exigência de um compromisso firme por parte do banco financiador para as responsabilidades totais e a conveniência de flexibilidade que permita acomodar os diferentes resultados possíveis em caso de sucesso da Oferta bem como as condicionantes que as autoridades competentes venham a impor», refere a operadora.

A Sonaecom garante estarem igualmente assegurados os meios financeiros para conseguir o refinanciamento da dívida da PT, até 4 mil milhões de euros.

O contrato de financiamento das OPA prevê um vencimento final a sete anos, com uma primeira amortização de 50% no final do segundo ano, e as restantes em prestações anuais e de igual valor até ao termo do contrato.

Não vende activos para refinanciar dívida mas admite aumento de capital

A Sonaecom assegura que «em nenhum caso se contempla a necessidade de venda de activos, sendo confortáveis os prazos para eventual refinanciamento dos montantes a amortizar».

No entanto, a empresa tem prevista, para o caso de ser necessária, uma operação de aumento de capital no valor de 1.500 milhões de euros na operadora de telecomunicações do grupo Sonae, «cujo produto poderá ser usado para amortizar o endividamento contraído com a aquisição da participação na PT».

«O financiamento da subscrição desse eventual aumento de capital pela Sonae, na parte que proporcionalmente lhe compete, está também integralmente assegurado», acrescenta.

PUB

Relacionados

Últimas