Já fez LIKE no TVI Notícias?

Seat anuncia que vai despedir 1.400 trabalhadores

A direcção da Seat, filial do grupo Volkswagen, anunciou hoje a apresentação de um «expediente de regulação de emprego» (ERE) para despedir 1.346 trabalhadores em Espanha, anunciaram os sindicatos do sector.

Os despedimentos afectaram a fábrica da Seat em Martorell, o centro da empresa na Zona Franca de Barcelona e um dos seus principais armazéns, numa decisão já condenada pelos sindicatos.

Matias Carnero, presidente do comité de empresa da Seat em Martorell considerou já a apresentação da ERE, «uma barbaridade», acusando a direcção da empresa de manter uma postura «intransigente» nas negociações com os trabalhadores.

PUB

O ERE prevê um prazo de consultas de 30 dias, estando agendada para 09 de Dezembro a primeira reunião entre a empresa e os sindicatos.

A direcção da Seat tinha advertido em Julho aos sindicados que quedas na produção tinha esgotado a capacidade da empresa para manter o sistema de flexibilidade baseado numa conta de horas individuais de trabalho.

Na altura a empresa considerou haver um excedente laboral de 1.400 trabalhadores, pedindo aos sindicatos que aceitassem cortes salariais e no número de horas de trabalho para evitar medidas mais duras.

Os sindicatos rejeitaram a proposta de redução salarial, apelando à direcção para que divulgue os dados de produção para conhecer o actual estado da Seat e o futuro da firma.

PUB

Últimas