Já fez LIKE no TVI Notícias?

SECIL vai investir mais de 82 milhões na construção de fábrica

A cimenteira portuguesa SECIL vai investir mais de 100 milhões de dólares (82 milhões de euros) na construção de uma fábrica de cimento no Lobito, Angola, que representará cerca de um quinto da actual capacidade de produção da empresa.

«Actualmente, a SECIL tem uma capacidade de produção instalada de cerca de 5,5 milhões de toneladas de cimento por ano. A nova fábrica representará um quinto dessa capacidade», afirmou hoje Carlos Alves, presidente da SECIL.

Carlos Alves, que falava à margem da cerimónia que assinalou o início oficial da actividade da SECIL Lobito, uma parceria entre a SECIL e o Estado angolano, salientou que a nova fábrica «vai desempenhar um papel muito importante» no contexto da cimenteira portuguesa, que também possui unidades de produção no Líbano e na Tunísia.

PUB

«Esta é uma aposta em Angola, acreditamos no desenvolvimento do país», afirmou Carlos Alves.

Na mesma perspectiva, o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Xavier Esteves, destacou o facto da nova fábrica de cimento representar «o maior investimento estrangeiro em Angola, fora de Luanda», excluindo os sectores do petróleo e dos diamantes.

«É mais uma demonstração do interesse das empresas portuguesas investirem em Angola», frisou, acrescentando que, neste caso concreto, trata-se de «um investimento num sector estruturante da economia, fundamental na actual fase de reconstrução do país».

A importância da nova fábrica de cimento que a SECIL vai construir no Lobito, cidade costeira na província angolana de Benguela, foi também destacada pelo vice-ministro angolano das Obras Públicas, José Ferreira, salientando que as duas fábricas de cimento actualmente existentes no país «não chegam para as necessidades».

«O preço do cimento ainda é muito alto no mercado, o que encarece o custo das obras», frisou.

PUB

Segundo o vice-ministro, a actual produção nacional de cimento é de cerca de 1,7 milhões de toneladas por ano, mas acrescentou que a «eta do governo é atingir uma produção anual de 7 milhões de toneladas em 2009»

A nova fábrica de cimento que a SECIL vai construir no Lobito já tem o projecto concluído, devendo as obras começar em meados deste ano.

O investimento previsto ultrapassa 100 milhões de dólares (82 milhões de euros), prevendo-se que a nova unidade esteja pronta no final de 2008 ou princípios de 2009, com uma capacidade de produção inicial de 600 mil toneladas por ano.

«Em função das necessidades do mercado, poderemos aumentar a produção até cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano», revelou José Gaspar, director da actual fábrica da SECIL no Lobito.

A unidade actualmente a funcionar, onde foram investidos nos últimos cinco anos cerca de 16 milhões de dólares para a reabilitar e modernizar, produz actualmente 12 mil toneladas por mês.

«Devemos chegar às 20 mil toneladas por mês até Junho, mas nesta fábrica já não há muito mais a fazer», afirmou José Gaspar, justificando a necessidade de ser construída uma nova unidade de raiz.

A SECIL Lobito, cujo início de actividade foi hoje formalmente assinalado, resulta de uma parceria entre a SECIL, que detém 51% do capital, e o governo angolano, que assume os restantes 49%.

PUB

Últimas