Já fez LIKE no TVI Notícias?

Setúbal é o concelho onde se consome mais combustível

Lisboa com maior volume de gasolina sem chumbo 95 e mais gasóleo em 2005

O concelho de Setúbal é aquele que apresenta maior volume de vendas de combustíveis no país, segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), avançados pela Marktest.

Em 2005, é contabilizado um volume de vendas de combustíveis de 10,2 milhões de toneladas no Continente. Este valor inclui os seguintes tipos de combustíveis: butano, propano, gás auto, gasolina aditivada, gasolina sem chumbo 95, gasolina sem chumbo 98, petróleo, gasóleo, gasóleo colorido, gasóleo para aquecimento e fuelóleo.

PUB

Do total de vendas verificado em Portugal, 9,8 por cento foi realizado no concelho de Setúbal, 4,6% em Lisboa e 4,1% em Matosinhos. Se a estes três concelhos juntarmos o Barreiro (que representa 3,8% do total), obtemos mais de um quinto (22,3%) das vendas realizadas em 2005.

Considerando os vários tipos de combustível, o gasóleo representa 46% deste valor, o fuelóleo 23,8% e a gasolina sem chumbo 95 representa 13,3% do total, cabendo 16,9% aos restantes tipos de combustível.

Diz ainda a Marktest que, se analisarmos os três tipos de combustíveis mais consumidos, vemos que foi no concelho de Lisboa que mais gasolina sem chumbo 95 e mais gasóleo foram vendidos em 2005. Este concelho representou 8,8% do total de gasolina vendida e foi seguido por Vila Nova de Gaia, com 4% do total, Matosinhos, com 3,9%, Sintra, com 3,3% e Porto, com 3,1%.

Lisboa e Santarém também com valores superiores à média nacional

Quanto às vendas de gasóleo, o concelho de Lisboa representou 6,2% do total de vendas e foi seguido por Matosinhos (4,4%), Vila Nova de Gaia (3,4%), Leiria (3,1%) e Loures (2,4%). Setúbal, pelo seu lado, liderou nas vendas de fuelóleo, com 37,4% do total, seguido por Barreiro, com 14,2% e Alenquer, com 11,3%, o que, em conjunto, representa 63% das vendas deste combustível.

A análise per capita deste indicador revela um ranking diferente. As vendas de combustível foram equivalentes a uma tonelada por cada habitante do Continente em 2005. Sines apresentou um valor mais de 11 vezes superior a este e foi seguido por Alcanena e Setúbal, onde se contabilizaram vendas per capita 9 e 8 vezes superiores à média do Continente.

Concluindo, é sobretudo nos concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal que se observam valores superiores à média nacional.

PUB

Últimas