Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicatos da Função Pública querem revisão excepcional das pensões

Relacionados

Defendem antecipação da convergência dos aumentos com os privados

A frente sindical da função pública, que reúne vários sindicatos do sector, defende que haja uma revisão excepcional da fórmula de cálculo do indexante de apoios sociais (IAS), a que estão indexadas as pensões de aposentação.

Em conferência de imprensa, esta frente, que inclui o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Profissionais de Polícia, lembrou que, este ano os pensionistas vão perder 0,6 a 3% do poder de compra.

PUB

A revisão proposta pelos sindicatos faria com que, em 2009, o IAS subisse dos actuais 407,41 para 421,67 euros, ou seja, um aumento de 3,5%, explicou o dirigente do STE, Bettencourt Picanço, que falou em nome da frente sindical.

Para além disso, os sindicatos defendem ainda uma antecipação para 2009 do processo de convergência dos aumentos das pensões dos aposentados da Administração Pública com os da Segurança Social, por considerarem que os primeiros estão a ser discriminados no que toca à actualização das pensões acima de seis IAS (2.444,46 euros), que não têm tido qualquer aumento.

Mais do que isso, os sindicatos pedem também o reembolso aos aposentados dos descontos para a ADSE (sistema de saúde da Administração Pública), feitos sobre 14 meses em vez de 12. O Governo já se comprometeu a devolver este valor, mas a verdade é que «ainda não o fez». Pior do que isso, o dirigente garante que «no valor que foi pago agora aos pensionistas por altura das férias, foi novamente descontado o montante para a ADSE». Os sindicatos estimam que serão cerca de 400 mil os pensionistas que estão a ser afectados pela situação.

PUB

Relacionados

Últimas