Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sonae duvida de oferta concorrente sobre a PT

A Sonaecom não se opõe a terceira licença móvel.

A Sonae duvida que possa existir uma oferta concorrente à que lançou sobre a Portugal Telecom, disse um membro da comissão executiva da Sonaecom citado pela agência «Reuters».

O responsável avançou que o surgimento de uma oferta concorrente sobre a PT «é possível mas pouco provável» frisando que o actual preço da PT em Bolsa mostra que o mercado não acredita numa OPA concorrente.

PUB

Relativamente à compra de acções da PT, a Sonae ainda não comprou nenhuma acção em bolsa mas «gostaria de ter 1%» do capital da empresa para ter acesso a informação e à estrutura accionista.

A Sonaecom vai responder, no prazo de 10 dias úteis, à AdC sobre o projecto de decisão da Autoridade de levar a operação de concentração com a PT a uma fase de investigação aprofundada.

Na resposta, a Sonaecom vai concordar com o projecto de decisão da AdC mas vai contestar algumas «interpretações de quotas de mercado», incluindo as relativas à área do retalho.

Também vai refutar o entendimento da AdC de que a parceria da Sonaecom com a France Telecom trás mais vantagens do que as que a subsidiária nacional da Vodafone aufere de estar incluída num grupo mundial.

A mesma fonte frisou que até agora a AdC ainda não «desdisse» a data de Julho para anunciar uma decisão definitiva sobre a operação pelo que a expectativa da Sonae é de que a mesma surja no final desse mês.

Sobre os remédios, na parte dos móveis, a Sonaecom admite mesmo a criação de um tecto máximo para os preços e a fixação das tarifas a cobrar aos operadores móveis virtuais tendo em conta os custos da empresa, tal como acontece hoje no fixo.

PUB

Sonaecom não se opõe a terceira licença móvel

A Sonaecom também não se opõe ao surgimento de uma terceira licença móvel em Portugal.

Lembrou que a decisão da AdC era esperada até porque a Autoridade foi notificada «de uma operação de concentração entre a Sonaecom e PT, na totalidade, sem condições, pelo que é óbvio que isso leva a posições de domínio».

Salientou que esse é o procedimento habitual para depois de passar a uma fase de negociação de condições ou remédios.

A AdC deverá anunciar a passagem definitiva desta operação a investigação aprofundada no princípio de Junho tendo depois 90 dias para decidir.

Quanto à separação do cobre do cabo, a Sonaecom continua a acreditar que essa é a melhor opção para uma maior concorrência no fixo, frisando que ainda não está decidido qual a rede com que vai ficar.

PUB

Últimas