Já fez LIKE no TVI Notícias?

Teixeira dos Santos assegura défice máximo de 6 % em 2005

Relacionados

O ministro das Finanças assegurou hoje, em Bruxelas, que a meta de 6% do PIB definida pelo governo para défice orçamental português de 2005 será alcançada apesar da diminuição do crescimento da economia.

«Com os elementos de que disponho neste momento não tenho dúvida que a meta de 2005 vai ser atingida», disse Fernando Teixeira dos Santos no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).

O responsável português repetiu «ter a certeza» mas ainda não ter «o número exacto» do défice orçamental que está a ser apurado por uma equipa de técnicos do Ministério das Finanças, Banco de Portugal e Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

O valor final do défice do ano anterior tem de ser transmitido ao Eurostat duas vezes por ano, até ao final Março e de Setembro.

Teixeira dos Santos sublinhou que a meta de 6% do PIB em 2005 para o défice orçamental se mantém apesar de o crescimento económico em Portugal ser de 0,3 por cento, valor apurado sexta-feira passada pelo INE, e não os 0,5 estimados anteriormente.

«Mesmo com um crescimento mais baixo nós vamos cumprir essa meta», insistiu o ministro.

Teixeira dos Santos acrescentou que para 2006 a meta para o défice também se mantém, 4,6%, apesar do crescimento esperado ter sido alterado de 1,4% para 1,1% aquando da elaboração do Orçamento para 2006.

PUB

Relacionados

Últimas