Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tráfego do telefone fixo caiu 16,2% no segundo trimestre do ano

O tráfego do serviço fixo de telefone caiu 16,2% no segundo trimestre de 205, face ao mesmo período do ano anterior, pressionado pela redução dos acessos à internet por esta via e pelo impulso das chamadas de voz, que aumentaram, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).

O tráfego total foi de 882 milhões de chamadas, desde Janeiro a Julho, a que corresponderam 2.616 milhões de minutos de comunicação, uma quebra de 16,2% face ao período homólogo de 2004 e de 2,2% face aos primeiros três meses deste ano.

Segundo a autoridade reguladora do sector, a queda fica a dever-se, sobretudo, à «redução acentuada» de acesso «dial-up» à internet, devido à expansão do acesso através de tecnologias de banda larga.

PUB

O tráfego de Internet, em minutos, caiu cerca de 13,7%, no período em análise e face aos três meses anteriores, o que representa 19% do tráfego total, enquanto o tráfego de voz subiu 0,9% em minutos e 1,1% em número de chamadas realizadas, representando 81% do tráfego total.

O aumento no tráfego de voz resulta de «mais chamadas ou tempo de chamadas para números móveis e do incremento do tráfego internacional de saída, já que para os números fixos desceu», segundo a ANACOM.

Quanto aos acessos, cresceu o acesso indirecto, onde foi originado 20,3% do tráfego total em minutos, mais 0,5% do que nos três meses anteriores e mais 2,7% que no segundo trimestre de 2004.

Grupo PT acentua queda no tráfego de voz

A quota de mercado no tráfego de voz do Grupo PT continua a diminuir. Em termos de minutos, atingiu os 74,9%, no segundo trimestre do ano, menos 1% que no trimestre anterior, e ao nível das chamadas fixou-se em 74,8%, ou seja uma diminuição de 1,1% face aos três primeiros meses do ano.

PUB

No final de Junho, o número total de clientes deste serviço na modalidade de acesso directo era de 3,14 milhões, menos 0,1% do que em Março, mas os novos operadores conseguiram aumentar o seu número de clientes em 8,4%, enquanto a quota de clientes de acesso directo do grupo PT teve uma quebra de 0,6%, para 92,9%.

No acesso indirecto, através de pré-selecção, registou-se um crescimento de 6,7% do número de clientes, para mais de 415 mil, enquanto na selecção chamada-a-chamada registou-se uma quebra de 6,7% face ao trimestre anterior.

No final de Junho havia 22 entidades habilitadas a prestar serviço telefónico fixo e destas 14 estavam em actividade, conclui a ANACOM.

PUB

Últimas