Já fez LIKE no TVI Notícias?

Transportes: missão à América Latina melhor que o esperado

Relacionados

Responsáveis empresariais estavam na missão

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou que a visita oficial ao Brasil e à Argentina, que termina este domingo, excedeu as expectativas do Governo português e dos empresários que integraram a missão empresarial, avança a Lusa.

«O balanço é altamente positivo», afirmou Ana Paula Vitorino em Buenos Aires, referindo que a visita oficial ao Brasil e à Argentina, que começou segunda-feira, «excedeu largamente as perspectivas, quer do Governo quer dos empresários que acompanharam esta missão».

PUB

De acordo com a secretária de Estado dos Transportes, a visita aos dois países teve como resultado «a consolidação do interesse manifestado por parte dos governos», o que resultará «na assinatura, a curto prazo, de vários protocolos de colaboração», a nível comercial e empresarial.

Colaboração no Brasil e Argentina

«Existem perspectivas de colaboração das nossas empresas quer no Brasil, quer na Argentina, assim como também existe a perspectiva de utilização dos nossos portos por parte das empresas exportadoras» de ambos os países, afirmou Ana Paula Vitorino.

A missão empresarial liderada pela secretária de Estado dos Transportes era composta pelos presidentes dos cinco maiores portos nacionais (Sines, Leixões, Lisboa, Aveiro e Setúbal) e pela presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Natércia Cabral.

Os presidentes da CP-Comboios de Portugal, Cardoso dos Reis, da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), Carlos Frazão, e do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, também integraram esta missão empresarial.

PUB

Acordos de mais de 41 milhões de euros

No Brasil, os governos acordaram assinar, até ao final do ano, um protocolo de cooperação na área dos transportes, que abrangerá projectos como a alta velocidade ferroviária (TGV), a rede ferroviária convencional, a logística e as concessões rodoviárias.

Os governos dos dois países comprometeram-se também a promover os portos portugueses junto das empresas brasileiras que exportam produtos por via marítima para a União Europeia.

Em Buenos Aires, a CP e a Secretaria de Estado dos Transportes da Argentina assinaram dois contratos e um protocolo para o fornecimento de material ferroviário recuperado em Portugal pela EMEF, no valor total de 41,3 milhões de euros.

Os dois contratos, no valor de 21,3 milhões de euros, prevêem o fornecimento de dez Unidades Triplas Eléctricas (UTE), 20 locomotivas, 58 carruagens e dois furgões.

O protocolo estabelece que nos próximos 180 dias pode ser acordado o fornecimento de cerca de 40 locomotivas e 50 carruagens, no valor de 20 milhões de euros.

PUB

Modernização da linha de San Martin

A deslocação à capital da Argentina ficou também marcada pela assinatura de um protocolo para a concretização do projecto de modernização da linha ferroviária de San Martin.

O projecto, que representa um investimento de 125 milhões de euros, será desenvolvido pelo consórcio português composto pela Ferconsult, Efacec, Somafel e Ferrovias.

Foram também iniciados contactos para a criação de uma parceria entre a EMEF e a congénere argentina, a EMAPA, para a manutenção do material circulante adquirido à CP.

PUB

Relacionados

Últimas