Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trinta empresas portuguesas de calçado apostam no mercado chinês

Trinta empresas portuguesas de calçado promovem em Setembro uma «grande ofensiva» na China, eleita este ano como uma das grandes apostas e um mercado de futuro, anunciou hoje a associação do sector, citada pela agência «Lusa».

«Estima-se que 5% da população chinesa (65 milhões num total de 1.300 milhões) detenha um poder de compra elevado e procure frequentemente produtos ocidentais», refere em comunicado a Associação dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).

Atentas a esta «realidade emergente», a APICCAPS e o ICEP Portugal, com o apoio do Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME), realizam duas «acções cirúrgicas» na China.

PUB

Assim, depois de ter participado, em Abril, na feira China Shoes, a APICCAPS promove agora, entre os dias 27 de Agosto e 8 de Setembro, uma missão empresarial aquele país, com a presença de 25 empresas portuguesas de calçado.

Segundo a associação, «a manutenção competitiva da indústria do calçado impõe o desenvolvimento articulado de um conjunto de linhas estratégicas, de entre as quais se destaca o aprovisionamento e a subcontratação no exterior».

Esta missão empresarial visa, desta forma, um conhecimento mais pormenorizado daquele que é o principal produtor de calçado à escala mundial.

Pretende-se ainda encontrar formas alternativas que proporcionem condições «mais favoráveis» de qualidade e preço, que poderão passar pela aquisição de matérias-primas, parte de calçado ou calçado completo, mantendo em Portugal os centros de decisão, as competências mais relevantes como a criação, o desenvolvimento e a produção das gamas mais altas, refere.

Após esta acção, entre os dias 7 e 9 de Setembro, 10 empresas de calçado portuguesas irão participar na China Internacional Footwear Fair, que decorrerá em Xangai.

Ambas as iniciativas desenvolvem-se no âmbito de uma grande ofensiva que o calçado português está a desenvolver e que prevê abordar 15 mercados distintos.

No total, o sector do calçado, que se perfila actualmente como o terceiro exportador europeu e o sétimo a nível mundial, investirá 10 milhões de euros em promoção externa este ano.

PUB

Últimas