Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turismo algarvio espera que 2009 seja ainda pior que 2008

Relacionados

Voos para Moscovo, Estocolmo, Copenhaga, Paris, Madrid e Barcelona entre os mais pedidos

O sector do turismo algarvio não espera nada de bom para 2009. Depois de um Verão em 2008 que foi já pior do que no ano anterior, as pessoas do sector inquiridas pela Entidade Regional de Turismo do Algarve na segunda edição do Barómetro da Actividade Turística, estão mais pessimistas.

Quase 64 por cento dos inquiridos consideraram a actividade turística no Verão de 2008, em relação a igual período do ano anterior, e apenas 23% consideraram que foi igual. Para Portugal, este indicador apresentou uma avaliação ligeiramente menos negativa, tendo sido cotada como pior por 55,7% dos membros do barómetro e como igual por 24,6%.

PUB

Quanto às perspectivas para 2009, comparativamente a 2008, as respostas apresentaram um comportamento semelhante, tendo a maioria dos membros do barómetro respondido que deverá ser pior ou igual, quer no Algarve, quer em Portugal.

Das possíveis novas ligações aéreas ao Aeroporto Internacional de Faro consideradas como mais determinantes para uma melhoraria significativa do desempenho do Algarve enquanto destino turístico, Moscovo, Estocolmo, Copenhaga, Paris, Madrid e Barcelona, foram as mais referidas.

A significativa maioria dos inquiridos (55,7%) considera que seria pertinente a realização de alterações na legislação que regula o domínio marítimo, de modo a permitir a realização de novas formas de animação turística nas praias e (54,1%) que a eventual organização conjunta Portugal/Espanha da fase final do campeonato do mundo de futebol em 2018, seria benéfica para o Algarve, em termos turísticos.

Acções na Andaluzia podem ajudar

A avaliação da eficácia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), enquanto meio de promoção do destino Algarve e das suas empresas não reuniu o consenso da maioria dos inquiridos. Apesar disso, 42,6% consideraram ser este um meio eficaz de intervenção no mercado.

Uma expressiva maioria dos membros do barómetro concluiu que a realização de acções promocionais na região da Andaluzia, com o formato da feira temática «Algarve Convida», podem contribuir para melhorar o desempenho do mercado espanhol na actividade turística algarvia.

PUB

Relacionados

Últimas