Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turismo algarvio inverte tendência negativa dos últimos cinco

Relacionados

O ano turístico de 2005, apesar de representar a inversão de um ciclo negativo que se vinha verificando desde o ano 2000, apresenta resultados pouco satisfatórios para as empresas, sobretudo tendo em consideração as perspectivas pouco animadoras para o sector para o próximo ano», refere a análise anual da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Este ano, apesar de alguma recuperação nas taxas médias de ocupação, continuou a reflectir a «enorme instabilidade nacional e internacional», traduzidos na «recessão económica mundial», aliada à conjugação de outros factores de incerteza, refere a associação.

Movimento no Aeroporto de Faro sobe 1,5% em 2005

PUB

A principal porta de entrada de turistas estrangeiros que visitam anualmente o Algarve é o Aeroporto de Faro. O movimento de passageiros no Aeroporto registou uma subida de 1,5% face ao ano anterior, não sendo previsíveis aumentos de tráfego no curto e médio prazo.

A AHETA realça o facto de nos últimos anos termos vindo a assistir a uma progressiva transferência do tráfego charter, estimado até há cerca de três anos atrás em 93% do total, para as chamadas «low cost».

Em 2005, cerca de 36% do tráfego total de passageiros verificado no Aeroporto de Faro (1,7 milhões) foi feito através das companhias aéreas de baixo custo.

O Reino Unido, atendendo à descida do tráfego oriundo de outros países, nomeadamente da Alemanha, passou a deter um peso relativo de 59,3% no movimento total de passageiros, acentuando ainda mais a dependência deste importante mercado emissor, acrescentam.

Taxas de ocupação das unidades hoteleiras cresce 4%

As taxas de ocupação subiram, em média, 4%, embora a ocupação cama tenha aumentado apenas 1,6% face ao ano anterior. A ocupação média por quarto foi de 57,4%, doze pontos percentuais abaixo da ocupação média verificada em 1999, e de 45,5% na cama.

PUB

A associação destaca o facto do mercado alemão, contrariamente ao inicialmente previsto, ter voltado a regista uma nova descida (10,9%) relativamente ao ano anterior. A quebra foi compensada e/ou esbatida pelo aumento da procura interna, que subiu 5,5%, e pela Holanda e Reino Unido.

A estadia média por turista voltou a registar nova descida (-0,2 dias), acompanhando a tendência que se vem verificando nos últimos anos, situando-se agora nos 5,7 dias por pessoa.

Algarve recebe 5,5 milhões de turistas

Os estabelecimentos hoteleiros e turísticos geraram cerca de 18,3 milhões de dormidas e 3,2 milhões de hóspedes. Considerando as segundas residências e o alojamento não classificado, em 2005, o Algarve recebeu cerca de 5,5 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, o equivalente a mais de 33 milhões de dormidas, revelam os mesmos dados da AHETA.

Ao nível dos estabelecimentos, os Hotéis foram os que mais contribuíram para a subida média das taxas de ocupação, designadamente os de 4 estrelas, uma vez que os Aldeamentos e os Apartamentos Turísticos continuaram a registar descidas comparativamente ao ano anterior.

PUB

Relacionados

Últimas