Já fez LIKE no TVI Notícias?

Veja aqui as frases mais polémicas de Oliveira e Costa

Foi o banqueiro que pediu para ser ouvido

Oliveira e Costa chegou ao Parlamento com um discurso preparado que pediu para ler, antes de responder às questões dos deputados. Até agora fez várias acusações e declarações polémicas. Veja aqui quais foram.

Sobre reuniões de accionistas em que alguns membros inviabilizaram a venda do grupo: «Só não foi à chapada porque sou uma pessoa muito pequena para essas coisas».

PUB

Vídeo: Oliveira Costa deixa Dias Loureiro em maus lençóis

Sobre a entrada de Miguel Cadilhe na SLN: «Cadilhe custou duas vezes e meia mais do que eu ganhei em 10 anos».

Vídeo: Oliveira Costa rejeita responsabilidade por perdas do banco

Sobre a actuação de Cadilhe em todo o processo: «Cadilhe lavou as mãos como Pilatos» e «foi o principal indutor do boicote» à venda da Sociedade Lusa de Negócios.

Sobre o falhanço das várias negociações para vender o grupo: «Foi um grupo de dez accionistas que manipularam os factos para inviabilizar a venda do grupo a entidades estrangeiras», «estavam a procurar o desmembramento do grupo que era o que mais lhes interessava».

Vídeo: «Cadilhe optou por lavar as mãos como Pilatos»

PUB

Sobre a recusa dos accionistas em venderem o grupo: «Não há explicação, é por isso que digo que alguns accionistas tinham comportamentos psicóticos» e «hoje podíamos estar a ajudar a economia portuguesa».

Sobre as declarações de Dias Loureiro: «Dias Loureiro tem problemática do ego», «chegou a apresentar-se como presidente do BPN» e «disse a uma figura pública que ía ser presidente do banco dentro de seis meses».

Sobre o escrutínio ao BPN: «Se houvesse uma investigação tão pormenorizada às restantes instituições financeiras nacionais, levavam ao colapso da banca portuguesa».

Sobre as declarações contraditórias de Dias Loureiro e António Marta, antigo vice-presidente do Banco de Portugal, sobre a reunião tida entre ambos: «A verdade está com o Dr. António Marta».

Sobre tudo o que vários accionistas e administradores da SLN disseram no Parlamento: «Não desejo mal a ninguem apesar do que me fizeram».

Sobre a situação a que o banco chegou e que obrigou à sua nacionalização: «Ninguém pode culpar Oliveira e Costa por perdas de um cêntimo que seja. Fui vítima de uma armadilha».

PUB

Sobre as transferências para offshores: «Nunca fiz um único movimento no banco, nem um. Nem sequer tinha password no computador».

Sobre as acusações que lhe têm sido feitas: «Parece que eu é que sou responsável pelo subprime. Se houver um terramoto na Colômbia a culpa é minha?»

Sobre as acusações que lhe fizeram de centralizar tudo: «Fui empurrado para ser centralizador. Não fui compulsivo, fui empurrado e deixei-me empurrar».

Sobre tudo: «Ter pegado no BPN foi uma tragédia».

Sobre os números prestados pelo antigo presidente da SLN, Abdool Vakil: «O dr. Vakil às vezes economiza muito na verdade»

«Sei mais do que disse».

A terminar: «Não me sinto traído»

Veja aqui tudo o que Oliveira e Costa denunciou:

PUB

Últimas