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Venda de computadores a empresas com forte quebra em 2007

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Mercado português de informática teve um crescimento mínimo

O mercado nacional da informática doméstica teve um crescimento modesto ao atingir os 575 mil milhões de euros em 2007, de acordo com o estudo do Cetelem. O segmento para particulares foi o mais representativo, tanto em volume como em valor e a venda de computadores a empresas teve uma forte quebra.

«51% dos lares portugueses estavam equipados com pelo menos um computador. Se a venda para particulares cresceu pouco (mais 0,5%), o segmento profissional apresenta um panorama mais negativo, com uma forte quebra face a 2006», refere o Cetelem em comunicado.

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As vendas de computadores mantêm-se positivas essencialmente devido ao crescimento de vendas de portáteis, que representam uma proporção cada vez maior nas vendas (76% do total, em 2007).

Mercado cresceu 6,5% a nível europeu

O mercado de informática, a nível europeu, registou um crescimento de 6,5% em relação a 2006.

«A Europa do Sul recupera o seu atraso relativamente à Europa do Norte, em parte devido à boa dinâmica de Espanha, Portugal e Itália em 2007. Na Europa Central é de assinalar a existência de um mercado da informática (doméstica) muito desenvolvido na Hungria, onde o orçamento das famílias consagrado a este sector é parecido ao que se observa na Europa Ocidental», acrescentam.

Na Eslováquia, Polónia, Sérvia e Hungria, o sector apresentou em 2007 uma subida excepcional.

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