Já fez LIKE no TVI Notícias?

Viera da Silva diz que «aumento do desemprego é normal»

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social garantiu hoje que os centros de emprego vão fazer um esforço de aproximação às empresas, até ao final do ano, para ajudar a combater o desemprego.

Mostrando-se preocupado com o aumento da taxa de desemprego para 7,7% no terceiro trimestre, hoje divulgado pelo INE, José Vieira da Silva defendeu que os centros de emprego podem ter um papel activo na redução do número de desempregados.

«Não é o Estado que cria postos de trabalho, mas existem 86 Centros de Emprego em todo o país que têm que estar mais próximos das empresas e dos desempregados», sublinhou aos jornalistas, no decurso de uma reunião com dirigentes dos centros de emprego.

PUB

O ministro salientou que o combate mais eficaz ao desemprego é feito através do crescimento económico e que a expectativa actual é de que os sinais de retoma se intensifiquem em 2006.

O INE (Instituto Nacional de Estatística) anunciou hoje que o número de desempregados aumentou 14,4% no terceiro trimestre do ano, elevando para 7,7% a taxa de desemprego.

«É evidente que estes dados nos deixam preocupados», afirmou Vieira da Silva, salientando, no entanto, que «é normal um aumento do desemprego nesta altura do ano, sendo que o emprego se mantém estável».

Os dados no INE mostram ainda que a população empregada em Portugal aumentou 0,1% homólogos no terceiro trimestre, para 5,13 milhões.

«O emprego manteve-se estável», acrescentou o ministro, referindo que «não houve foi criação suficiente de emprego para fazer face aos que perderam» os postos de trabalho.

Uma das razões para a perda de emprego ligou-se às reestruturações de várias empresas, disse ainda Vieira da Silva.

PUB

Últimas