Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses compram uma embalagem de antibiótico por ano

O número de antibióticos vendidos em Portugal baixou quase sempre entre 2000 e 2005, período em que cada português comprou em média uma embalagem por ano, segundo dados oficiais.

Um estudo da associação para a defesa do consumidor Deco divulgado quinta-feira constatou que os médicos receitam antibióticos sem necessidade e que há farmácias que os vendem sem prescrição, avança a «Lusa».

De acordo com dados pelo Instituto da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), em 2000 foram vendidas em Portugal Continental mais de 9,3 milhões de embalagens de antibióticos, número que baixou sempre até 2004, quando se venderam 7,7 milhões.

PUB

No ano seguinte, em 2005, este número cresceu ligeiramente para as oito milhões de embalagens.

Os últimos dados disponibilizados pelo Infarmed são de 2005 e referem-se apenas aos medicamentos comparticipados e dispensados em regime de ambulatório à população abrangida pelo Serviço Nacional de Saúde em Portugal Continental.

Só em 2005 foram gastos quase 140 milhões de euros em antibióticos, com encargos de 95 milhões para o Serviço Nacional de Saúde.

No âmbito do estudo, a Deco visitou 58 consultórios privados, nove centros de saúde e dezenas de farmácias em vários pontos do país.

O Infarmed anunciou que vai actuar junto das oito farmácias que venderam antibióticos sem receita médica.

PUB

Últimas