Já fez LIKE no TVI Notícias?

TAP estima prejuízos superiores a 170 milhões este ano

Relacionados

Perdas da companhia de bandeira vão continuar a crescer

A TAP registou prejuízos de 170 milhões de euros entre Janeiro e Outubro de 2009 e o seu presidente, Fernando Pinto, diz que muito provavelmente as perdas não vão ficar por aqui. Será o pior resultado de sempre desta administração, que entrou em funções no final de 2000.

«Este ano está perdido. Não tem recuperação», disse o CEO num almoço com a imprensa, que decorreu esta segunda-feira.

PUB

A penalizar os resultados da transportadora esteve em grande parte a escalada do preço do petróleo na primeira metade do ano que, consequentemente, fez disparar a factura do combustível. «Destes 170 milhões de prejuízos, os combustíveis representam cerca de 160 milhões», afirmou Fernando Pinto.

Mas não foi só. Também a sua participada Groundforce está a contribuir de forma penosa. Até Outubro, «as perdas (desta empresa) deverão rondar, à TAP, cerca de 10 milhões», acrescentou.

Recorde-se que o contrato de gestão estabelecido entre o Governo e a administração previa que a TAP atingisse lucros de 68 milhões de euros, no final deste ano. Desde 2000, quando esta administração tomou conta da empresa, que a TAP vinha a corrigir o buraco financeiro que registou durante anos. Estes são, assim, os piores resultados dos últimos oito anos.

PUB

Relacionados

Últimas