Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concessão de crédito desce 2,6%

Relacionados

Montante total é de 1,3 mil milhões de euros

As associadas da ASFAC-Associação de Instituições de Crédito Especializado, concederam, no terceiro trimestre de 2008, um total de 1,3 mil milhões de euros em crédito, valor que é 2,6 por cento inferior ao trimestre homólogo, confirmando a contracção que se registou no trimestre anterior.

Apesar do aumento do número de contratos de crédito com particulares, em 8,9%, o valor desceu 15%. As empresas apresentaram o comportamento contrário, tendo o valor de cada contrato subido 12 e o número descido 11%.

PUB

O crédito clássico somou, neste terceiro trimestre, 653 milhões de euros. Os particulares (crédito ao consumo) receberam 92,5% do crédito clássico e as empresas 7,5%.

O crédito revolving, embora continuando o seu movimento de correcção face ao ano anterior (onde apresentou, sucessivamente, evoluções homólogas negativas), evidenciou uma subida mais moderada do que no trimestre anterior, cifrando-se em 206 milhões de euros, valor 4% superior ao período homólogo. Com um comportamento «muito estável», o crédito a fornecedores revela valores muito semelhantes aos do período homólogo e demais trimestres deste ano.

Maioria dos créditos com vista à aquisição de transportes

Em relação ao destino dos valores concedidos no crédito clássico, 69,7% destinaram-se à aquisição de meios de transporte, 11,3% a crédito pessoal e 16% à aquisição de artigos para o lar. Este último tipo de crédito revelou um crescimento de 10% face ao trimestre homólogo (confirmando o comportamento ascendente revelado em todos os trimestres deste ano). Todos os outros tipos de crédito diminuíram os seus valores.

Durante o terceiro trimestre celebraram-se 160.070 contratos de crédito clássico, 98,3% dos quais com particulares. Em média, cada contrato de crédito ao consumo foi de 3.837 euros e cada contrato com empresas de 17.685 euros.

PUB

Relacionados

Últimas