Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo não deixa que nenhum banco com impacto significativo falhe

Relacionados

Ministro espera que não venha a ser necessário recorrer à garantia dos depósitos bancários

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta terça-feira que o Governo não vai permitir que nenhum «banco com impacto significativo no sistema financeiro falhe», revela o governante no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia.

Os 27 chegaram hoje, no Luxemburgo, a acordo para que o valor segurado nos depósitos bancários aumente para 50 mil euros, ao mesmo tempo que afirmam-se «empenhados» em impedir a falência de qualquer instituição financeira de dimensão «relevante», avança a «Lusa».

PUB

O responsável pelas Finanças portuguesas espera assim «que nunca venha a ser necessário recorrer ao mecanismo de garantia dos depósitos bancários».

Isto, depois dos 27 terem chegado a acordo para que o valor mínimo segurado dos depósitos bancários em toda a Europa aumente dos actuais 20 mil euros para 50 mil euros.

Esse aumento será feito por cada Estado-membro e «para um período transitório de um ano», independentemente de propostas que a Comissão Europeia venha ainda a fazer nesta área.

Promete intervir se for necessário

As regras do Fundo de Garantia dos Depósitos em Portugal, previstas no Regime Geral das Instituições de Crédito, prevêem que, em caso de falência, o depositante seja reembolsado até ao limite de 25 mil euros.

«Não prevejo uma situação de sinistro no nosso sistema financeiro que ponha em causa o valor dos depósitos», insistiu Teixeira dos Santos.

O ministro caracterizou a situação actual nos mercados financeiros de «grande incerteza» e repetiu que «as autoridades intervirão se for necessário».

PUB

Relacionados

Últimas