Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministros do Comércio acreditam em acordo sobre liberalização

Relacionados

A crise financeira e económica acentuou as tentativas proteccionistas

Os ministros do Comércio de cerca de vinte «países-chave» afirmaram este sábado em Davos, na Suíça, que um acordo para a liberalização do comércio mundial é possível em 2009 depois dos progressos realizados em 2008.

«Nós pensamos que os importantes progressos realizados em 2008 para uma finalização do ciclo de negociações de Doha fornecem uma base sólida para uma resolução rápida das divergências ainda existentes em 2009», afirmam os ministros, avança a Lusa.

PUB

Entre os participantes da reunião de Davos figuravam entre outros os ministros do Brasil, Japão, Índia, Austrália, China e a comissária europeia do Comércio, Catherine Ashton.

Os Estados Unidos, cuja pasta do Comércio ainda não foi atribuída, foi representado pelo embaixador norte-americano na OMC, Peter Allgeier.

O ciclo de negociações actual foi lançado em Doha em 2001.

O director-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, tentou sem sucesso obter um acordo em finais de Dezembro.

A crise financeira e económica acentuou as tentativas proteccionistas, ao contrário dos esforços de liberalização do comércio.

A ministra da Economia suíça, Doris Leuthard, que organizou o encontro, defendeu a realização de uma reunião ministerial da OMC antes da cimeira do G20 de 2 de Abril em Londres com a esperança que o comércio figure nos debates do encontro que se deverá centrar na reforma do sistema financeiro internacional.

PUB

Relacionados

Últimas