Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses investem mais de 21,8 mil milhões em fundos

Relacionados

Foram aplicados 419 milhões em PPR

O valor sob gestão dos fundos de pensões ascendeu a 21.852 milhões de euros no final de Dezembro de 2009. Este valor, conjunto dos 236 fundos existentes, representa um crescimento de 7,7% face ao 2008, revela esta quinta-feira o Instituto de Seguros de Portugal (ISP).

A maior fatia foi para as sociedades gestoras, que detêm 97,9% de quota de mercado, ao passo que as empresas de seguros arrecadaram 451 milhões de euros (2,06% de quota de mercado).

PUB

Os produtos favoritos pelos portugueses foram os fundos de pensões fechados - não incluídos na bolsa de valores - nos quais foram investidos 20,7 mil milhões de euros no último ano, num total de 167 fundos.

Já nos fundos de pensões abertos, excluindo os PPR, os portugueses investiram 637 milhões de euros, enquanto que nos fundos em co-gestão foram aplicados 328 milhões de euros.

Foram investidos 419 milhões de euros em Planos de Poupança Reforma (PPR) e 11 milhões de euros nos Plano de Poupança em Acções (PPA).

Este resultado «foi influenciado necessariamente pela evolução observada nos índices bolsistas mais relevantes e pela recuperação sentida no mercado de capitais, principalmente a partir de Março de 2009», conclui o ISP.

A Pensõesgere é a entidade gestora líder, gerindo mais de 7,09 mil milhões de euros, ao passo que a liderar a lista dos maiores fundos de pensões está o grupo BCP, com uma quota de 25,2%.

PUB

Relacionados

Últimas