Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis vendem menos 2,5% em 2005

Relacionados

Os combustíveis rodoviários registaram uma quebra de 2,5% nas vendas durante 2005. A redução foi particularmente visível na gasolina, (que desceu 6,1%) em resultado da evolução do parque automóvel nacional.

De resto, e segundo um relatório da Autoridade da Concorrência (AdC), no quarto trimestre de 2005 verificou-se uma desaceleração do ritmo de crescimento da procura de produtos derivados do petróleo. Comparando com igual trimestre do ano anterior a procura cresceu 2,2%.

A procura global de produtos derivados do petróleo atingiu em Portugal os 20,3 mil milhões de litros em 2005. O mês de Dezembro terminou com uma procura média diária equivalente a 360 milhares de barris.

PUB

Durante o ano de 2005 a procura cresceu 6,4% atingindo uma média anual diária de 349 mil barris.

Diesel representa 60% dos novos ligeiros

A dieselização do mercado automóvel, que levou à queda das vendas de gasolina, mereceu também análise por parte da AdC.

«A taxa de penetração do diesel nos veículos ligeiros de passageiros novos deverá ter ultrapassado os 60% em 2005 (por comparação com 5% em 1990)», dizem.

A liberalização do mercado automóvel intra europeu, os incentivos gerados pela carga fiscal no combustível e a maior valorização dos veículos a diesel na revenda são as razões apontadas para a crescente preferência dos portugueses pelos carros a gasóleo.

PUB

Relacionados

Últimas