Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp: produção média sobe 14% num ano

Relacionados

Já as margens de refinação diminuíram nos últimos três meses de 2009 face ao homólogo

A produção média da Galp Energia aumentou 14 por cento no último trimestre do ano, face ao mesmo período de 2008, segundo os dados preliminares divulgados esta quinta-feira pela petrolífera.

Também a produção média «net entitlement» de crude aumentou 26,3% impulsionada pela exploração do poço de Tupi, na bacia de Santos, Brasil.

PUB

«No quarto trimestre de 2009 a produção do teste de longa duração do Tupi, no bloco BM-S-11 na bacia de Santos, está incluída na produção da Galp Energia. Neste trimestre foi incluída toda a produção do ano de 2009, fundamentalmente realizada durante o terceiro e o quarto trimestres do ano, que atingiu 283 mil barris de petróleo», informa a empresa portuguesa.

Combustíveis: porque é que os hipers vendem mais barato?

De acordo com o documento, enviado ao regulador do mercado, o crude processado da Galp subiu 1,5% e as exportações aumentaram 6,5%.

Já as vendas de produtos refinados caíram 0,3%, reflexo da quebra na procura de combustíveis. As margens de refinação definidas pelos mercados internacionais diminuíram para 0,3 dólares negativos por barril nos últimos três meses de 2009, quando no mesmo período do ano anterior era de 4,4 dólares por barril.

PUB

Por seu turno, o preço do Brent, que serve de referência para Portugal, aumentou 35,8% no último trimestre de 2009, em comparação com o homólogo. Destaque ainda para a queda homóloga de 50,4% do preço do gás natural NBP no Reino Unido e a redução de 49% no preço da «pool» espanhola.

Estes são dados preliminares que antecedem a divulgação dos resultados do quarto trimestre da Galp, agendados para 25 de Fevereiro, antes da abertura da bolsa nacional.

Às 10h47, as acções da Galp Energia estavam a valorizar 2,19% para os 11,16 euros.

PUB

Relacionados

Últimas