Já fez LIKE no TVI Notícias?

AvePark abre hoje as portas e vai criar 600 postos de trabalho

Relacionados

Empresas a instalar terão acesso a fundos comunitários

O AvePark (Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães) vai ser inaugurado este sábado pelo primeiro-ministro José Sócrates. Para já, há a garantia de instalação de 27 empresas que deverão criar 600 postos de trabalho.

O vice-reitor da Universidade do Minho, José Mota, que preside ao Conselho de Administração do Avepark, revela, no entanto, que estão em curso negociações com várias outras empresas tecnológicas que aumentarão para 1.200 o número de pessoas que ali trabalharão no final de 2010.

PUB

O responsável frisou que o AvePark ultrapassou a meta prevista para 2008, já que se previa que fossem criados apenas 300 empregos no primeiro ano de actividade. Acrescentando ainda que, ainda este ano, arranca o Instituto Europeu de Medicina Regenerativa de Tecidos que, a prazo, terá 200 investigadores nacionais e estrangeiros ao seu serviço.

Dentre as empresas já sedeadas no Avepark estão 25 «spin-off¿s» da Universidade do Minho (UM), uma delas de grande relevância económica e científica, a 3B¿s, que faz investigação aplicada na área da Medicina de Tecidos, em sintonia com o trabalho do Instituto Europeu de Medicina Regenerativa.

Interesse espanhol

José Mota referiu ainda que há interesse de instituições e empresas galegas em instalar-se no Avepark, nomeadamente porque a região ainda tem acesso a apoios comunitários.

Para José Mota, dadas as estruturas que acolhe, acessibilidades, fibra óptica, universidades e estruturas de investigação e acesso a fundos comunitários, o Minho «é a melhor região do país para se investir».

PUB

O Avepark, que terá uma ligação por via rápida à auto-estrada para o Porto e Braga, foi projectado para acolher, no prazo de 10 anos, 200 empresas tecnológicas.

A instalação das empresas permitirá a criação de quatro mil empregos qualificados, entre cientistas e investigadores, que assim se fixarão na região do Minho.

Subsídio do Governo

O AvePark, que recebeu um subsídio governamental de 3,2 milhões de euros, é uma sociedade constituída pela Câmara de Guimarães, com 51 por cento do capital, pela Universidade do Minho, a Associação Industrial do Minho e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (com 15 por cento, cada) e pela Associação Industrial e Comercial de Guimarães, com quatro por cento.

O investimento total em infra-estruturas e no chamado edifício central atinge os 10 milhões de euros, verba a que haverá que somar o valor dos terrenos doados pela Câmara de Guimarães.

PUB

Relacionados

Últimas